Uma questão muito levantada na hora de adquirir uma lancha é se o futuro proprietário deseja um modelo cabinado ou de proa aberta. A lancha cabinada, como o próprio nome indica, é aquela que possui uma cabine. Essa parte, coberta e fechada, pode ter tamanho maior ou menor, bem como facilidades a depender do modelo da lancha escolhido. Já a lancha de proa aberta possui… Exatamente: a proa aberta. Para tomar essa decisão você deve ter em mente algumas questões cruciais. Você precisa saber onde navegará, com quem navegará, com qual finalidade e, até mesmo, levar em consideração se você tem filhos ou não.
Ao tratar sobre o local de navegação, para além das dimensões e potência da lancha, também entra em conta a proximidade aos pontos de apoio. Por exemplo, quando se está navegando em represas, rios ou lagos, cuja distância até marinas, clubes ou mesmo às margens é relativamente curta, você pode considerar uma lancha de proa aberta. Pois, caso haja alguma mudança brusca de tempo, você consegue acessar locais de abrigo com maior facilidade. Além disso, a lancha de proa aberta proporciona melhor distribuição de peso na embarcação e melhor interação entre piloto e passageiros.
Já o fato de ter filhos pequenos traz a preocupação de abrigar as crianças do sol e da chuva. No entanto, uma lancha cabinada de pequeno porte, não tem ar condicionado na cabine e você terá que contar com uma ventilação natural muito boa ou sua cabine tende a virar uma sauna. Uma alternativa simples a isso é a capota de sol com fechamento total. Além do investimento ser consideravelmente menor, você disporá de mais espaço para os passageiros.
Por oferecer conforto e praticidade a lancha cabinada é uma das opções mais procuradas do mercado, além de ser excelente para os passeios em família. Em relação ao tamanho, as lanchas cabinadas podem ser divididas em dois tipos principais. Entre 21 e 30 pés, normalmente a cabine funciona como um espaço de apoio mais protegido, sendo indicada para passeios durante o dia e para quem quer navegar com crianças ou pessoas idosas. Já as maiores de 30 pés contam com cabines mais confortáveis e espaço para pernoitar, abrigando um número maior de pessoas. Os especialistas apontam os barcos de até 30 pés como os mais indicados para navegadores iniciantes. Para lanchas cabinadas, recomenda-se aquelas com tamanho em torno de 26/27 pés.
Gostou dessas dicas? A Coral possui lanchas de modelos diversos, cabinadas e de proa aberta, com características e funções que certamente irão atender às suas necessidades. Conheça o nosso catálogo e entre em contato conosco.